Close Menu
    + Lidas no momento

    Sem Eugênio? Milionário, Freitas aparece em praia paradisíaca com outro homem no final de Vale Tudo

    setembro 29, 2025

    Êta Mundo Melhor! – Ernesto vira um “novo homem” após deixar a cadeia e pede perdão a Estela: “É de coração”

    setembro 29, 2025

    Com US$ 1,1 tri, investimento estrangeiro bate recorde de 46,6% do PIB

    setembro 29, 2025
    Demo
    Facebook Instagram WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Ceará na Midia
    A VOZ DO POVO
    • Home
    • Últimas Notícias
      • News
      • Interior
    • Brasil
    • Ce+
    • Educação
    • Economia
    • Política
    • Fama e Tv
    • Contato
    Ceará na Midia
    Home » Petrobras confirma saída de diretor Mauricio Tolmasquim
    Economia

    Petrobras confirma saída de diretor Mauricio Tolmasquim

    JornalismoPor Jornalismomaio 26, 20252 Minutos
    Share
    Facebook Twitter Email Copy Link Telegram WhatsApp

    A Petrobras confirmou na noite desta sexta-feira (23) a saída do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Mauricio Tolmasquim. Ele ficará no cargo até a próxima terça-feira (27). Tolmasquim deixará a estatal para assumir a função de conselheiro da Eletrobras, empresa privada do setor elétrico.

    A decisão foi tomada pelo conselho de administração da estatal de forma negociada com Tolmasquim. Há dois meses, ele tinha notificado a Petrobras de que havia sido indicado para uma vaga no conselho de administração da Eletrobras, em eleição que ocorreria no fim de abril.  Na ocasião, a Petrobras informou que avaliaria se havia risco de conflito de interesses, uma vez que tanto Eletrobras e Petrobras atuam no setor de energia.

    Tolmasquim será substituído interinamente pelo diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, William França. 

    Energia e sustentabilidade

    Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim é referência em assuntos ligados a energia e transição energética. Ele estava na Petrobras desde 2023. 

    Uma das últimas ações de Tolmasquim à frente da diretoria de Sustentabilidade da Petrobras foi a elaboração da versão atualizada do Caderno de Mudança do Clima, divulgado nesta sexta-feira.

    O documento traz informações sobre a pegada de carbono da empresa, enumera realizações de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante processos como o de exploração, produção e comercialização de combustíveis, além de apontar ações de busca por fontes de energia mais verdes.

    Tolmasquim concedeu uma entrevista exclusiva à Agência Brasil, na qual detalhou informações, como a de que as emissões absolutas de GEE provenientes de operações da Petrobras totalizaram 47 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²).

    Esse patamar fica em linha com as emissões de 2022 (48 milhões) e 2023 (46 milhões) e representa redução de 40% em relação a 2015.

    Na entrevista, o diretor demissionário manifestou que a mudança de nome na diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade não afetará os planos de descarbonização.

    “Todas as ações estão institucionalizadas, então, independentemente de qualquer pessoa que esteja aqui, elas vão adiante, isso eu tenho certeza”, afirmou.

    Fonte Matéria

    Comentários
    Demo
    Compartilhar WhatsApp Facebook Telegram Twitter Email Copy Link

    Mais notícias

    Com US$ 1,1 tri, investimento estrangeiro bate recorde de 46,6% do PIB

    setembro 29, 2025

    Gol e Azul encerram acordo de cooperação comercial

    setembro 29, 2025

    Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

    setembro 12, 2025

    Petrobras capta US$ 2 bilhões com venda de títulos no exterior

    setembro 12, 2025

    Aposta de Teresópolis (RJ) fatura prêmio de R$ 53,9 milhões da Mega

    setembro 12, 2025

    Previsão do déficit primário cai de R$ 72,1 bi para R$ 69,9 bilhões

    setembro 12, 2025
    Publicidade
    Demo
    Leia também

    Alemanha discute maior pacote de estímulo desde a queda do muro de Berlim

    março 7, 2025

    Garota do Momento: Orlando descobre segredo de Zélia e vira o jogo

    junho 5, 2025

    22 morrem em Gaza por tiros israelenses

    junho 1, 2025

    O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) cobrou, por meio de vídeo publicado nas redes sociais, nesta segunda-feira (7), uma investigação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) sobre uma falha técnica nas obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) admitiu que há um desnível de 2,835 metros no encaixe dos túneis, nas imediações do Colégio Militar. A Seinfra afirmou que o problema não acarretará atrasos no cronograma nem aumento de custos. Contudo, o deputado defende que a falha seja apurada por órgãos de controle. “Embora não seja engenheiro, não acredito que isso seja simplesmente um problema técnico. Acho que é um problema muito grande, que causa um prejuízo enorme. Uma obra já tão atrasada… tem que ver se isso vai afetar o cronograma e, principalmente, quem vai pagar por um prejuízo que eu imagino ser muito grande ao povo do Estado do Ceará”, disse. O deputado também alertou para o uso de recursos federais na construção. “É bom os tribunais de contas, tanto o Tribunal de Contas do Estado quanto a própria CGU, ficarem de olho porque aqui tem muito dinheiro federal enterrado nessa obra que não fica pronta nunca”, afirmou.

    julho 8, 2025

    Receba Notícias

    Receba notícias no conforto da sua casa em primeira mão.

    A empresa
    A empresa

    O Ceará na Mídia é um portal de notícias dedicado a trazer informações atualizadas e relevantes sobre o estado do Ceará. Com conteúdo diversificado e de qualidade, nosso objetivo é manter você bem-informado sobre política, cultura, economia, entretenimento e muito mais.

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp
    Nossas escolhas

    Sem Eugênio? Milionário, Freitas aparece em praia paradisíaca com outro homem no final de Vale Tudo

    setembro 29, 2025

    Êta Mundo Melhor! – Ernesto vira um “novo homem” após deixar a cadeia e pede perdão a Estela: “É de coração”

    setembro 29, 2025

    Com US$ 1,1 tri, investimento estrangeiro bate recorde de 46,6% do PIB

    setembro 29, 2025
    Mais populares

    Sem Eugênio? Milionário, Freitas aparece em praia paradisíaca com outro homem no final de Vale Tudo

    setembro 29, 2025

    Êta Mundo Melhor! – Ernesto vira um “novo homem” após deixar a cadeia e pede perdão a Estela: “É de coração”

    setembro 29, 2025

    Com US$ 1,1 tri, investimento estrangeiro bate recorde de 46,6% do PIB

    setembro 29, 2025
    © 2026 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Abelha Soluções.
    • Home
    • Acessória de Imprensa
    • Fale Conosco

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Instale app do Ceará na Midia na sua tela inicial!

    instalar agora