O prefeito de Nova Olinda, Léo Brito (PT), negou, nesta quinta-feira (3), qualquer tipo de vínculo com Ryan Aquino Neres, conhecido como “Talibã”, preso pela Polícia Civil do Ceará sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e apontado como possível pistoleiro do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC).
A declaração do prefeito veio após a circulação de uma fotografia em que aparece ao lado de Ryan, feita durante um atendimento no gabinete municipal. Em nota, Léo Brito esclareceu que a imagem foi registrada em um momento de atendimento ao público, quando o suspeito teria solicitado apoio institucional para um evento esportivo.
“Circula em alguns veículos de imprensa uma matéria tendenciosa e irresponsável tentando me vincular ao investigado. A presença dessa pessoa no gabinete não tem, em momento algum, qualquer relação com as acusações que estão sendo divulgadas”, afirmou o gestor.
Segundo Léo Brito, os atendimentos na prefeitura são realizados de forma aberta à população, sem qualquer tipo de seleção prévia. Ele ainda destacou que não mantém qualquer relação de amizade com Ryan Aquino e que lamenta a tentativa de vincular sua imagem à do investigado de forma distorcida.
O prefeito também repudiou o que chamou de “ataques infundados” e afirmou que seguirá exercendo suas funções com transparência e responsabilidade.
Leia a nota completa do prefeito:
“Na manhã de hoje, 3 de julho, foi realizada uma operação da Polícia Civil em Nova Olinda, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa, suspeita de envolvimento com alguns delitos.
Circula em alguns veículos de imprensa uma matéria tendenciosa e irresponsável ligando a minha pessoa ao investigado. Eu realizo atendimentos públicos na prefeitura semanalmente, com o objetivo de ouvir a população, registrar demandas e oferecer apoio, de forma aberta e transparente. A presença dessa pessoa no gabinete não tem, em momento algum, qualquer relação com o que está sendo divulgado na imprensa. Na ocasião, o mesmo buscava apoio para um evento esportivo de grau, e assim como ocorre com muitas outras pessoas, registrou-se uma foto, que foi publicada nas minhas redes sociais.
Lamento profundamente que veículos de imprensa tenham usado essa imagem para sugerir uma relação de proximidade entre mim e o investigado criando matérias tendenciosas e distorcidas da realidade. Essas afirmações são totalmente infundadas e não condizem com a verdade dos fatos.
Fui pego de surpresa com essa tentativa irresponsável de distorcer a realidade e atingir minha imagem. Tenho uma vida pública construída com muito trabalho, respeito, responsabilidade e compromisso com o povo.
Sigo tranquilo, com a consciência limpa e o compromisso firme de continuar trabalhando por uma Nova Olinda melhor para todos.”
— Léo Brito, prefeito de Nova Olinda (CE)