Close Menu
    + Lidas no momento

    Léo Foguete canta com fãs em Xinguara e ganha até calcinha

    agosto 4, 2025

    Vale Tudo: Odete descobre que Leonardo está conseguindo melhorar e manda Ana Clara intervir: “Como é que é?”

    agosto 4, 2025

    Após privatização, Sabesp registra mais receita, demissão e vazamentos Agência Brasil

    agosto 4, 2025
    Demo
    Facebook Instagram WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Ceará na Midia
    A VOZ DO POVO
    • Home
    • Últimas Notícias
      • News
      • Interior
    • Brasil
    • Ce+
    • Educação
    • Economia
    • Política
    • Fama e Tv
    • Contato
    Ceará na Midia
    Home » Irã diz que não abrirá mão de seu programa nuclear
    Política

    Irã diz que não abrirá mão de seu programa nuclear

    JornalismoPor Jornalismojunho 23, 20254 Minutos
    Uma mulher está segurando um cachorro em seus braços, em frente a um prédio danificado. O edifício apresenta janelas quebradas e danos visíveis em vários andares. No fundo, há uma máquina de construção amarela e carros danificados ao chão, indicando um cenário de desastre. A mulher está vestida com roupas escuras e tênis brancos, e parece estar em uma área de resgate.
    Share
    Facebook Twitter Email Copy Link Telegram WhatsApp

    O exército israelense disse nesta sexta-feira (20) que realizou ataques a dezenas de alvos militares no Irã durante a madrugada, incluindo a Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva, que estaria envolvida no desenvolvimento de armas nucleares do país.

    Segundo a mídia iraniana, uma planta industrial do local, que realiza pesquisa de produção de armas, foi destruída. Porém, ali não havia pesquisas nucleares, mas sim produção de fibra de carbono, usada na confecção de mísseis.

    Já o Irã disse, também nesta sexta, que não discutirá o futuro de seu programa nuclear enquanto estiver sob ataque israelense. A fala ocorre enquanto líderes da Europa buscam atrair Teerã de volta à mesa de negociações, com uma decisão sobre o possível envolvimento dos EUA –esperada para dentro de duas semanas.

    Israel começou a atacar o Irã na sexta-feira passada, alegando que o objetivo era impedir que seu inimigo de longa data desenvolvesse armas nucleares. O Irã retaliou com ataques de mísseis e drones, e afirma que seu programa nuclear é pacífico.

    Ataques aéreos israelenses mataram, segundo dados mais atualizados da Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos, 639 pessoas no Irã. Entre os mortos estão membros do alto escalão militar e cientistas nucleares.

    Pelo lado de Israel, ao menos duas dúzias de civis morreram em ataques com mísseis iranianos. Os números de mortes, contudo, são imprecisos de ambos os lados.

    Israel tem como alvo instalações nucleares, capacidades de mísseis e áreas civis, enquanto tenta destruir o governo do líder supremo aiatolá Ali Khamenei, de acordo com autoridades ocidentais e regionais.

    “Estamos visando a queda do regime? Isso pode ser um resultado, mas cabe ao povo iraniano se levantar por sua liberdade”, disse o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu nesta quinta-feira (19).

    Israel acusou o Irã de alvejar civis deliberadamente com o uso de munições de fragmentação, que dispersam pequenas bombas por uma ampla área. A representação do Irã nas Nações Unidas não respondeu à reportagem, mas o país alega que está atacando instalações militares e de defesa em Israel –embora também tenha atingido um hospital e outras instalações civis.

    O Irã disse nesta sexta que cinco hospitais de seu território já foram danificados em ataques israelenses.

    Esforços europeus

    Como nenhum dos países recuou, os ministros das relações exteriores da Grã-Bretanha, França e Alemanha, juntamente com o chefe de política externa da União Europeia, deveriam se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em Genebra para tentar acalmar o conflito. A reunião está marcada para esta sexta-feira.

    “Agora é a hora de pôr fim aos graves cenários no Oriente Médio e evitar uma escalada regional que não beneficiaria ninguém”, disse o Ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy .

    O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também se encontrou com Lammy na quinta-feira e manteve ligações separadas com seus colegas da Austrália, França e Itália.

    O Departamento de Estado dos EUA disse que Rubio e os ministros das relações exteriores concordaram que “o Irã nunca poderá desenvolver ou adquirir uma arma nuclear”.

    Lammy disse o mesmo no X, acrescentando que “agora existe uma janela nas próximas duas semanas para chegar a uma solução diplomática”.

    No entanto, Araqchi disse à televisão estatal iraniana na que Teerã não concordaria com as negociações enquanto os ataques israelenses continuassem.

    O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, condenaram Israel e concordaram que a distensão é necessária.

    O papel dos Estados Unidos permanece incerto. O enviado especial do presidente Donald Trump para a região, Steve Witkoff, conversou com Araqchi diversas vezes desde a semana passada, segundo fontes.

    A Casa Branca informou que Trump participará de uma reunião sobre segurança nacional na manhã de sexta-feira. O presidente alternou entre ameaças a Teerã e pedidos para que o país retome as negociações nucleares, suspensas devido ao conflito.

    Ataques continuam

    Na madrugada de sexta-feira, o exército israelense emitiu um novo alerta sobre uma barragem de mísseis vindos do Irã. Pelo menos um deles atingiu diretamente Bersheba, a maior cidade do sul de Israel, que tem sido alvo de ataques nos últimos dias.

    O míssil atingiu uma área de apartamentos residenciais, prédios de escritórios e instalações industriais, deixando uma grande cratera e arrancando a fachada de pelo menos um complexo de apartamentos, além de danificar vários outros.

    “Temos um impacto direto próximo a um dos prédios. Os danos aqui são bastante (extensos)”, disse o paramédico Shafir Botner à Reuters.

    A emissora pública israelense Kan exibiu imagens mostrando carros envoltos em chamas, grossas nuvens de fumaça e janelas quebradas em prédios de apartamentos.

    Pelo menos seis pessoas sofreram ferimentos leves na explosão, de acordo com Botner, que disse que os socorristas ainda estavam vasculhando os apartamentos em busca de vítimas.

    Fonte Matéria

    Comentários
    Demo
    Compartilhar WhatsApp Facebook Telegram Twitter Email Copy Link

    Mais notícias

    Como a guerra de Israel se tornou injusta

    agosto 4, 2025

    ‘Atiraram nos pacientes em suas camas’: os testemunhos do massacre em um hospital na Síria

    agosto 4, 2025

    Homem morre após passar um mês ingerindo apenas cerveja

    agosto 4, 2025

    Ilha de Santa Lúcia revoga lei que proibia sexo gay

    agosto 4, 2025

    Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

    agosto 4, 2025

    Kamala Harris diz querer se afastar da vida pública

    agosto 4, 2025
    Publicidade
    Demo
    Leia também

    Saiba com quem Madalena fica no final de Volta por Cima; desfecho já está definido

    março 6, 2025

    Robério Monteiro desiste do Senado e adere à candidatura de Júnior Mano em acordo costurado por Cid Gomes

    maio 19, 2025

    ‘Brasil é hoje mais democrático do que os EUA’, diz autor

    julho 23, 2025

    Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice de Iguatu por abuso de poder econômico

    julho 14, 2025

    Receba Notícias

    Receba notícias no conforto da sua casa em primeira mão.

    A empresa
    A empresa

    O Ceará na Mídia é um portal de notícias dedicado a trazer informações atualizadas e relevantes sobre o estado do Ceará. Com conteúdo diversificado e de qualidade, nosso objetivo é manter você bem-informado sobre política, cultura, economia, entretenimento e muito mais.

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp
    Nossas escolhas

    Léo Foguete canta com fãs em Xinguara e ganha até calcinha

    agosto 4, 2025

    Vale Tudo: Odete descobre que Leonardo está conseguindo melhorar e manda Ana Clara intervir: “Como é que é?”

    agosto 4, 2025

    Após privatização, Sabesp registra mais receita, demissão e vazamentos Agência Brasil

    agosto 4, 2025
    Mais populares

    Léo Foguete canta com fãs em Xinguara e ganha até calcinha

    agosto 4, 2025

    Vale Tudo: Odete descobre que Leonardo está conseguindo melhorar e manda Ana Clara intervir: “Como é que é?”

    agosto 4, 2025

    Após privatização, Sabesp registra mais receita, demissão e vazamentos Agência Brasil

    agosto 4, 2025
    © 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Abelha Soluções.
    • Home
    • Acessória de Imprensa
    • Fale Conosco

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Instale app do Ceará na Midia na sua tela inicial!

    instalar agora