O primeiro dia em vigor do tarifaço de 50% que Donald Trump impôs a produtos brasileiros foi marcado por reações do governo Lula e novas ameaças da Casa Branca. As taxas começaram a valer à 1h01 de quarta-feira (6) e atingem 36% da pauta exportadora do país.
O Itamaraty confirmou que acionou os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio —medida que tende a ter pouco efeito prático. E o Ministério da Fazenda finalizou a medida provisória de auxílio a setores impactados, com foco em pequenos exportadores. Fernando Haddad pediu que empresários façam pressão contra a atuação de bolsonaristas, que defendem as tarifas como chantagem em favor de Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Lula (PT) disse que não vê espaço para negociações diretas com Trump e falou em telefonar para líderes do Brics, como os da Índia e da China, para pensar em uma resposta conjunta. A Índia também foi sobretaxada pelos EUA, como sanção por comprar petróleo russo —algo que serve de alerta para países como o Brasil.
O Café da Manhã desta quinta-feira (7) discute os efeitos e os novos riscos do tarifaço de Trump contra o Brasil. A gente conversa com José Andrés Lopes da Costa, professor da pós de direito tributário internacional na FGV e sócio do escritório DCLC Advogados.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?