Um avião médico do Exército espanhol irá transferir da Jordânia 13 crianças doentes de Gaza e suas famílias para que recebam tratamento em hospitais espanhóis, informou nesta quarta-feira (30) a ministra da Defesa, Margarita Robles.
“Estão finalizando a medicalização de um avião A-400 que será enviado a Amã para transportar 13 crianças e suas famílias oriundas de Gaza que têm doenças para que sejam tratadas em diferentes hospitais da Espanha“, explicou Robles aos jornalistas após um evento em uma localidade próxima a Madri.
Está previsto que o avião parta nesta quarta-feira com destino a Amã.
Não é a primeira vez que a Espanha acolhe crianças de Gaza doentes para tratamento desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O governo do premiê Pedro Sánchez, de esquerda, é uma das vozes mais críticas dentro da União Europeia contra a ofensiva israelense no território palestino.
“A situação em Gaza é absolutamente terrível, o nível de crueldade que está sendo demonstrado pelo [premiê Binyamin] Netanyahu é absolutamente inaceitável e acredito que a comunidade internacional precisa reagir”, destacou Robles.
O governo liderado por Sánchez já havia anunciado na última segunda-feira que lançaria nesta semana 12 toneladas de alimentos sobre Gaza, em meio a imagens e denúncias de que o risco de fome e desnutrição ameaça o território palestino mais de 21 meses após o início da guerra. Em março do ano passado, já havia feito outro envio semelhante de 26 toneladas.
A guerra em Gaza começou após os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, nos quais morreram cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo um levantamento com base em dados oficiais.
Israel respondeu com uma campanha militar em grande escala que tirou a vida de mais de 60 mil palestinos, de acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.