O cantor gospel João Igor, que viralizou após cantar na rua ao lado de Fernanda Ganzarolli, levou um tiro vindo de um policial militar na quarta-feira, 30 de julho, no Terminal Rodoviário da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
O episódio ocorreu dentro de um ônibus intermunicipal, onde, conforme relatos iniciais, houve uma tentativa de contenção após um princípio de confusão entre passageiros.
Mingau, baleado na cabeça em 2023, ainda se recupera
De acordo com a empresária do artista, João Igor estava na capital paulista a caminho de Bauru, onde realizaria uma série de apresentações. A viagem fazia parte de sua agenda ministerial, divulgada por uma igreja da região, inclusive, como a primeira passagem do cantor pela cidade.
Vídeos gravados por testemunhas mostram o cantor e seu irmão caídos no chão, em frente ao ônibus. O irmão de João, aos prantos, tenta se aproximar e é contido por um policial. Em meio à cena, ele diz com desespero: “Ele está sangrando”.
De acordo com um dos passageiros ouvidos pela Polícia Civil, tudo começou quando o policial militar abordou os irmãos e solicitou que saíssem do veículo. A testemunha relatou que houve discussão e, em seguida, agressões físicas contra o agente, que teria sido empurrado contra um dos assentos.
A partir desse momento, conforme o relato, iniciou-se uma briga intensa. O passageiro afirmou que os dois tentaram tomar a arma do policial, o que teria motivado o primeiro disparo, ainda no piso superior do ônibus. Minutos depois, do lado de fora, o segundo tiro atingiu João Igor. A situação só foi contida com a chegada de um Guarda Civil.
O motorista do ônibus também prestou depoimento. Ele contou que o policial pediu autorização para abordar os ocupantes após suspeitar do uso de entorpecentes dentro do veículo. A abordagem, no entanto, acabou se desdobrando em violência, com o cantor sendo ferido por um dos disparos.
A Polícia Militar informou, até a última atualização, que houve participação de um de seus agentes na ocorrência. Confirmou o encaminhamento de João Igor para a Santa Casa de São Paulo e afirmou que seu estado de saúde é estável. Não houve confirmação oficial sobre os detalhes da abordagem nem sobre a conduta do policial envolvido.
A empresa Socicam, responsável pela administração do terminal rodoviário, afirmou em nota que a ação aconteceu no interior de um ônibus parado na plataforma de embarque e que nenhum outro passageiro se feriu durante a ocorrência.
João Igor ganhou notoriedade nas redes sociais por seus vídeos cantando em espaços públicos. Com quase 1 milhão de seguidores, ele já tinha viralizado em março deste ano durante uma live em Arujá, na Grande São Paulo. Na ocasião, a influenciadora Fernanda Ganzarolli interrompeu a transmissão e se juntou ao cantor para entoar o clássico gospel “Faz um Milagre em Mim”, de Régis Danese. O vídeo ultrapassou os dois milhões de visualizações.
Após saber da notícia, Fernanda também reagiu nas redes. Em tom emocional, afirmou: “É uma notícia que me abalou, estou aqui nervosa. Hoje, o João Igor foi cumprir uma agenda e um policial baleou ele”. Ela pediu orações ao público: “Peço para todos para orar. Ele fez a diferença na minha vida, um canal de luz”