O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (17), durante vistoria às obras do VLT Ramal Aeroporto, que assinará na próxima sexta-feira (25) a ordem de serviço para a implantação da nova Linha VLT Aeroporto-Castelão, em Fortaleza. O novo trecho promete expandir a malha ferroviária urbana da capital, fortalecendo a integração entre modais de transporte e facilitando o deslocamento de milhares de cearenses.
Durante a visita técnica, Elmano esteve acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e do secretário da Infraestrutura (Seinfra), Hélio Winston. Ele destacou que o atual Ramal Aeroporto, que conecta a Linha Nordeste do VLT (Parangaba-Mucuripe) ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, deve ser concluído até o final deste ano. Com 67% das obras concluídas, as estações já estão praticamente finalizadas, e a via férrea está em fase avançada de execução.
O ramal, com 2,4 km de extensão, deve beneficiar até 35 mil passageiros por dia, ligando áreas estratégicas e atendendo a quase 40 bairros da capital. Além disso, o projeto contempla uma ampla área urbanizada de 18 mil m², com equipamentos de lazer e convivência, como parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva, iluminação pública e paisagismo.
Nova Linha VLT Aeroporto-Castelão
A grande novidade anunciada pelo governador é a ampliação do trajeto, com a criação da Linha Aeroporto-Castelão, que contará com 5,1 km de extensão e duas novas estações: Estação CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Estação Castelão, esta última localizada nas imediações da Arena Castelão.
O investimento previsto para a nova linha é de R$ 181 milhões. Segundo o secretário Hélio Winston, a integração da Estação Castelão com um novo miniterminal de ônibus, que será construído pela Prefeitura de Fortaleza, está em fase avançada de negociação. A proposta é criar uma ligação direta entre os modais, com a construção de uma passarela interligando os dois pontos.
Com dois VLTs em operação, o novo trecho também terá capacidade estimada para transportar 35 mil passageiros por dia, promovendo uma ligação rápida e eficiente entre o Aeroporto, a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe, via conexão com a Estação Expedicionários.
A previsão é de que toda a linha — incluindo o novo ramal — esteja completamente operacional até o final de 2025, marcando mais um passo importante na modernização do sistema de transporte público de Fortaleza.