Bela Gil se manifestou publicamente após a morte da irmã, Preta Gil, neste domingo (20). A apresentadora compartilhou uma foto da infância ao lado da cantora e escreveu: “Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria”. A imagem mostra Bela ainda criança, no colo de Preta dentro de uma piscina.
Preta Gil: Cantora morre deixando legado histórico na música
A cantora, de 50 anos, morreu em Nova Iorque em decorrência de complicações de um câncer. Desde agosto, enfrentava uma recidiva da doença e passou os últimos dois meses nos Estados Unidos, em tratamento experimental. Durante esse período, Bela a visitou algumas vezes. Após descobrir a volta da doença em quatro regiões do corpo, Preta embarcou para os Estados Unidos no dia 12 de maio.
Inicialmente, ficou em Nova Iorque. Em seguida, mudou-se para Washington, onde alugou uma casa perto do centro médico responsável pelo tratamento. Além de Bela, outros familiares também estiveram ao lado da artista, entre eles Gilberto Gil e Flora Gil, que permaneceram por perto em diferentes momentos da internação.Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta passou por uma cirurgia no hospital Sírio-Libanês em agosto daquele ano.
O procedimento removeu o tumor e o útero. Após 28 dias de internação, ela seguiu com o acompanhamento médico em São Paulo. Em dezembro, a cantora informou a conclusão do tratamento, com reconstrução de parte do trato intestinal. No entanto, exames realizados em agosto de 2024 apontaram o retorno da doença. Por isso, ela decidiu buscar alternativas fora do Brasil.
Família organiza translado de corpo de Preta para o Brasil
A família Gil comunicou a morte por meio de uma nota divulgada também por Flora Gil. “Nota de falecimento – É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil.”
O texto pediu solidariedade neste período: “Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”.