Durante visita a Fortaleza nesta sexta-feira (4), o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, confirmou que o deputado federal José Guimarães será o nome do partido para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Edinho, que deve ser oficializado no comando nacional da sigla neste domingo, comunicou a decisão a aliados do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Eu ouvi do próprio ministro Camilo que o líder, deputado José Guimarães, é o nosso candidato ao Senado”, declarou Edinho em reunião com lideranças petistas cearenses. Segundo ele, a escolha já é consenso entre as principais figuras do partido no Ceará e será integrada à chapa de reeleição do governador Elmano.
A confirmação reforça o alinhamento entre as lideranças locais e a direção nacional do PT, além de consolidar Guimarães como um dos principais nomes do partido no estado. Guimarães, que atualmente é líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, tem longa trajetória política e já havia sido cotado para disputar o Senado em pleitos anteriores.
A pré-candidatura deve ganhar força nos próximos meses, com apoio direto do governador e do ministro Camilo Santana, ampliando a articulação do PT no Ceará rumo às eleições de 2026.