O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (25), da cerimônia de velório do Papa Francisco, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o chefe do Executivo integrou uma comitiva composta por representantes dos Três Poderes. Entre os presentes, destacaram-se a ex-presidente Dilma Rousseff e dois parlamentares federais cearenses: Luiz Gastão (PSD) e Fernanda Pessoa (União Brasil).
Além dos deputados cearenses, a delegação brasileira incluiu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além de ministros e outros parlamentares.
Em suas redes sociais, Lula comentou a emoção do momento. “Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu.
A presença de lideranças políticas brasileiras no Vaticano reforça a relação de respeito e admiração entre o Brasil e o pontífice, reconhecido mundialmente por seu compromisso com causas sociais e humanitárias.